mulher aplicando sombra

Como aplicar sombra em 4 passos simples

Um olhar marcante faz a diferença na maquiagem. Dessa forma é importante saber como aplicar sombra, mesmo que a ideia seja uma produção mais simples. Portanto, o segredo é utilizar o produto na quantidade certa e da forma adequada.

Para quem não tem o costume, em primeiro lugar, é necessário se desvencilhar do receio em utilizar cores. Das mais vibrantes às neutras, a dica é aprender a combiná-las, conforme o seu estilo e ocasião. Quer saber mais? Confira quatro passos para arrasar na make.

1 – Primeira medida: separe os pincéis adequados para aplicar sombra

Os pincéis são aliados importantes na hora de aplicar a sombra. Dessa maneira é necessário saber a diferença entre eles, pois cada um tem uma função específica. Nesse sentido, você precisará de ao menos três exemplares.

O primeiro, de cerdas mais achatadas, servirá para aplicar a sombra. Tão importante quanto, o segundo é aquele mais encorpado para esfumar o produto. Por último, tem o pequeno de topo reto ou chanfrado (diagonal) que auxiliará no delineado.

Existem diversas marcas no mercado, comercializadas nas melhores perfumarias de São Paulo, e por isso é preciso atenção à qualidade. Isso porque alguns têm as cerdas sintéticas muito duras que podem machucar e, inclusive, não chegar nem perto do efeito esperado.

2 – Prepare a região dos olhos para receber o produto

Depois de separar os principais pincéis é hora de preparar a região dos olhos para receber a sombra. Nesse sentido a primeira medida é utilizar um primer específico.

Caso você não tenha o produto em sua necessaire, o corretivo pode exercer a função. Mas, cuidado com a quantidade aplicada, pois o excesso pode deixar a pálpebra com aspecto craquelado (envelhecido).

Vale lembrar que a região deve estar bem limpa e hidratada antes de receber o primer e/ou corretivo, que servirão como um pano de fundo para as cores, ou seja, potencializarão a pigmentação.

3 – Escolha as cores certas da paleta

O efeito pode ser bastante insatisfatório se você não souber como aplicar sombra nas cores certas. Em primeiro lugar é necessário diferenciar as opacas das cintilantes (com brilho). As que fazem parte do primeiro grupo podem ser usadas em qualquer ocasião. Já as outras precisam de um pouco de cautela já que chamam mais atenção.

Uma dica fundamental é experimentar. Antes de aplicar nos olhos você pode testar algumas composições de cores no dorso da mão. Se quiser utilizar mais de uma, mas de forma que a transição fique natural, a dica é escolher tons similares (rosados com vermelho, por exemplo).

Utilize uma cor neutra de fundo (os marrons são ótimos e ficam bem em quase todas as tonalidades de pele) e depois aplique as demais por cima, dosando a quantidade, até chegar ao ponto desejado.

As cintilantes também valem como pontos de luz, no canto interno dos olhos e logo abaixo da sobrancelha.

4 – Como aplicar sombra da forma adequada

Saber como aplicar a sombra corretamente é, provavelmente, um dos momentos mais complicados da maquiagem. Por isso, a primeira medida é identificar onde começa e termina a pálpebra móvel.

Será na parte móvel que você depositará a maior quantidade de produto, esfumando para cima, com delicadeza, pouco antes da sobrancelha (não vá até ela, pois fica over).

Com o pincel aplicador deposite um pouco de sombra, com leves batidinhas. Comece do canto externo para o interno. Na sequência venha com o pincel de esfumar e posicione-o entre a pálpebra móvel e o osso da sobrancelha. Faça movimentos leves de vai e vem, aproveitando o produto que já foi depositado.

Por fim, com o pincel de topo reto pegue uma sombra mais escura (pode ser a preta) para fazer o delineado, na parte superior e inferior dos olhos. Embaixo também vale utilizar as mesmas cores de cima, mas bem rente à linha dos cílios.

Se você queria saber como aplicar sombra da forma certa trouxemos os quatro passos mais importantes, que vão da escolha dos pincéis até o modo de depositar o produto. No mais, é optar por produtos de qualidade, para evitar qualquer problema na região e garantir uma make bonita e duradoura.

Depois de aprender a aplicar sombra confira o passo a passo da maquiagem fácil e perfeita do dia a dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *