mulher se exercitando

7 dicas de como fazer exercício em casa!

A receita para manter a saúde em dia, de certo grande parte das pessoas já sabe: alimentação equilibrada, uma boa noite de sono, menos stress e claro, atividade física. Mexer o corpo, além de tudo, garante muito mais disposição no dia a dia e o melhor é que tem como fazer exercício em casa.

Desse modo, a dica é montar um cronograma de exercícios, mas que esteja dentro do seu nível de condicionamento. Esse fator é primordial para evitar possíveis lesões. A seguir confira outras 7 sugestões para treinar em casa e assim obter ótimos resultados.

1 – Como fazer exercício em casa: comece pela escolha do local

Pode parecer óbvio, mas a primeira dica para fazer atividade física em casa é encontrar um local adequado a fim de realizar os exercícios. Dessa maneira é importante ter espaço suficiente para não correr o risco de bater na mobília.

Se tiver uma área ao ar livre, com cobertura para dias de muito sol ou chuva, pode ser o ideal, embora um cantinho da sala seja suficiente para realizar várias práticas.

2 – Opte por roupas adequadas

Em segundo lugar, é importante usar roupas adequadas para a prática esportiva. Não é porque você está querendo saber como fazer exercício em casa que irá usar pijama, por exemplo.

A camiseta, o short e a calça, de material apropriado, servem para não comprometer os movimentos e permitir a transpiração. Desse modo é importante contar com pelo menos duas peças de cada para alternar. Ah, não esqueça também do tênis.

3 – Estabeleça uma rotina na sua semana

Pouco importa se você está praticando atividade física em casa ou na academia. Se não houver uma rotina os resultados não chegam. Desse modo é válido estabelecer, ao menos, alguns minutos por dia para a realização da prática.

Além do tempo vale também escolher o melhor período. Muita gente se sente mais disposto logo que acorda, enquanto outros preferem fazer exercício a noite. Dessa maneira, o ideal é o momento em que estiver se sentindo melhor.

4 – Como escolher as suas aulas

Depois do horário será preciso selecionar as aulas adequadas, segundo o seu condicionamento físico. Se você nunca fez uma modalidade esportiva, o ideal é começar com as práticas direcionadas a iniciantes.

As aulas devem trabalhar o corpo todo. Dessa forma fique atenta se há exercícios para membros superiores (braços, costas, ombros) e inferiores (pernas e glúteo). Ah, e não esqueça o abdômen.

As aulas pela internet são ótima opção para quem quer saber como fazer exercício em casa. Mas vale procurar por vídeos comandados por educadores físicos. Para saber disso fique de olho no número de seguidores, visualizações e comentários.

5 – Não esqueça do alongamento antes e depois de fazer exercício em casa

Para quem quer saber como fazer exercício em casa, outro ponto fundamental é alongar o corpo por inteiro. O ideal é realizar esses exercícios antes e depois. Com isso você diminui sensivelmente as possibilidades de lesão.

Na internet você também encontra diversas aulas de alongamento para todos os grupos musculares e níveis de condicionamento.

6 – Aposte em aplicativos para saber como fazer exercício em casa

Você também pode saber como fazer exercício em casa utilizando aplicativos. O Nike Training Club, por exemplo, traz sessões de yoga, exercícios de força, entre outros, para pessoas com qualquer nível de condicionamento.

Outro aplicativo interessante é o Freeletics Bodyweight que conta com treinos personalizados, ou seja, com exercícios feitos exatamente para a sua condição e pretensões (emagrecer, ganhar força muscular e etc.).

O Runtastic também é alternativa para quem busca treinos específicos por aplicativo e ainda oferece desafios para que você possa se superar todos os dias.

7 – Além da atividade física

Agora que você já sabe como fazer exercício em casa é válido ter atenção a sua alimentação. Frutas, verduras, legumes, carnes magras e muita água fazem toda a diferença para a saúde e consequentemente, influi no rendimento dos treinos,

Quem faz atividade de alto impacto deve redobrar ainda mais os cuidados com a alimentação, aumentando o consumo de certos grupos alimentares para a recuperação dos músculos.

Neste artigo você conferiu sete dicas para saber como fazer exercício em casa e uma sugestão extra sobre alimentação. Aproveite e comece hoje mesmo o seu cronograma para ficar mais bonita e saudável.

E então? Gostou das nossas dicas sobre como fazer exercício em casa? Agora confira como se cuidar melhor: o guia definitivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *