Corpo de uma mulher meditando para uma saúde melhor

Como se cuidar melhor: o guia definitivo

Quando começa um ano novo, fazemos muitos planos para mudar, não é mesmo? Dessa forma, programamos a matrícula em curso de capacitação profissional, uma dieta ou simplesmente tomar atitudes para ter mais bem-estar. No entanto, às vezes falta um certo foco para descobrir o quê exatamente fazer. Desse modo, nos deparamos com a pergunta: como se cuidar mais na prática?

Nesse contexto, não adianta acompanhar cores e tendências apenas como outra obrigação em sua rotina. Por isso, procure se divertir quando estiver praticando exercícios ou usando seus cosméticos preferidos. Assim, você vai ficar bonita, mas com uma saúde perfeita e um equilíbrio emocional consistente. Quer dicas para transformar seu jeito de viver de uma vez por todas? Então veja neste post um guia completo e definitivo de como se cuidar mais. Confira!

Faça meditação

Quando o assunto é como se cuidar, a meditação é uma excelente saída. Afinal, ela combate o estresse e a ansiedade, problemas muito comuns hoje em dia. Nos países orientais, essa prática é realizada há milênios, contribuindo para o equilíbrio do corpo, mente e espírito.

Além disso, você não precisa necessariamente estar ao ar livre em um local muito sossegado. Ou seja, é possível praticar a meditação em casa, no trabalho e até mesmo em uma praça. Aliás, você pode até mesmo fazer sentada em uma cadeira, desde que mantenha seus pés no chão.

Caso você ache que falta tempo, saiba que dá para meditar em 5, 10 ou 15 minutinhos. Se você fizer com frequência, vai aprender a relaxar mesmo diante do caos.

Para tanto, respire e inspire de devagar enquanto foca seus pensamentos apenas na sua respiração. Porém, se desligar totalmente demora. Por isso, quando surgirem ideias ansiosas no meio do processo, como as contas para pagar, não desista e volte a se concentrar no silêncio. Esse procedimento ajuda a lidar melhor com as emoções e com as incertezas da vida.

Coma alimentos saudáveis

Não dá para ter sucesso na meta de como se cuidar bem sem mexer nos hábitos alimentares. Por esse motivo, procure ingerir alimentos nutritivos. Afinal, uma dieta equilibrada afasta o risco de adoecer, com complicações por causa do excesso de peso, de diabetes ou pressão alta.

Mas além de beneficiar a saúde, comer direito deve integrar a sua rotina de beleza. Veja a seguir como alguns ingredientes contribuem para a estética.

  • Celulite: o surgimento das temidas celulites tem diversas causas, e a má alimentação é uma delas. Por isso, procure comer alimentos anti-inflamatórios e antioxidantes. Nesse caso, aposte em atum, salmão, hortaliças, linhaça e frutas cítricas e vermelhas;
  • Flacidez: também dá para aumentar a firmeza dos músculos e da pele comendo de forma saudável. Desse modo, ingredientes com vitamina C, proteínas e colágeno podem melhorar bastante o aspecto de corpo mole. Assim, tenha sempre abacate, manga e morango em casa;
  • Cabelos e unhas: a alimentação também interfere na beleza de unhas e cabelos. Diante disso, consuma comida com bastante vitamina C, como laranja, pimentão amarelo, limão e tangerina. Para ajudar no brilho e maciez nas madeixas, ponha pepino, nozes e castanhas em seu cardápio.

Pratique exercícios físicos

Se você está mesmo disposta a mudar de vida e a compreender como se cuidar da melhor forma, a preguiça deve passar longe. Ou seja, é preciso praticar alguma atividade física. Quando mexemos o corpo, o organismo produz substâncias químicas que previnem o envelhecimento e aumentam a sensação de bem-estar. Isso sem falar na perda de peso e no fortalecimento de músculos. Nesse sentido, uma caminhada de meia hora 3 vezes por semana é o suficiente.

Ouça música em lugares relaxantes

Mais um segredinho de como se cuidar mais é a música. Afinal, escutar suas canções preferidas ajuda a diminuir a tensão. Desse modo, escolha composições clássicas ou aquelas feitas especialmente para o relaxamento.

No entanto, também vale optar por bandas e cantores que você aprecie e admire. Assim, experimente fazer isso em um lugar relaxante, como uma praça ou um parque. Você vai perceber que as ondas sonoras afetam as vibrações do corpo. Como consequência, o organismo libera serotonina, o famoso hormônio ligado à felicidade.

Adote um animal

Muitas vezes, a fórmula para descobrir como se cuidar mais está escondida em tirar a atenção de seus próprios problemas. Nesse cenário, nada melhor do que adotar um bichinho de estimação. Afinal, animaizinhos abandonados fazem companhia e demonstram muita gratidão para com os tutores.

Apoie uma causa

Dar suporte a uma causa na qual você acredite é outra saída eficiente para quem quer saber como se cuidar de uma forma mais saudável. Desse modo, quem sabe você não adere a um movimento feminista? Pode ser, por exemplo, a iniciativa Body Positive. Trata-se de uma campanha na internet para que as mulheres rompam com os padrões de mídia e passem a amar mais seus corpos. No entanto, são inúmeras as opções: preservação ambiental, direitos humanos ou até mesmo algo ligado à área social.

Divirta-se com a maquiagem

Não se pode negar que a maquiagem é fundamental quando o tema é descobrir como se cuidar melhor. Contudo, não precisa fazer disso um tormento. Em outras palavras, quando estiver aplicando os produtos, aprecie o resultado. Ou seja, de nada adianta achar que o look é mais uma entre as suas intermináveis tarefas do dia.

Experimente curtir aquele rímel novo com intenso volume ou então aquela base que promete cobrir todos os defeitinhos. Porém, permita-se sair de cara lavada de vez em quando. Afinal, é fundamental que nos amemos do jeitinho que somos, não é mesmo?

Portanto, na lição de como se cuidar melhor, as atividades não devem ser vistas como se fossem grandes sacrifícios. Afinal, quando praticamos diariamente coisas que nos fazem bem, nos sentimos mais otimistas e realizadas.

Por isso, vale a pena investir um pouco de tempo para tirar esses planos do papel. Assim, seu 2020 realmente será diferente. Gostou do artigo? Quer saber mais? Então leia também nosso post que conta como se sentir feliz com rituais de beleza!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *