Homem segurando simbolo da causa contra o câncer de próstata

Novembro Azul: o câncer de próstata esclarecido!

Desde 2011, a campanha internacional Novembro Azul, criada no Brasil, mobiliza milhões de cidadãos nas questões que envolvem a saúde masculina. Nesse contexto, é dada uma atenção diferenciada ao câncer de próstata para tentar antecipar o diagnóstico da doença e, assim, aumentar as chances de cura. No país, essa enfermidade é muito comum.

Porém, a iniciativa Novembro Azul é bem mais ampla. Desse modo, ela também realiza mutirões na área de saúde mental, de doenças crônicas (como hipertensão, diabetes e níveis elevados de gordura no sangue), de doenças transmitidas por relações sexuais etc.

Como o grande dilema na saúde da população masculina é o câncer de próstata, preparamos este post especialmente para você. Afinal, do mesmo modo que acontece com o câncer de mama, muitas vidas podem ser salvas com os exames periódicos. Quer saber mais? Então leia este post!

Entenda o que é a próstata

Compreender o que é a próstata é o primeiro passo para a prevenção. Por isso, saiba que ela é uma glândula com formato de maçã, que fica na região baixa do abdômen, entre o reto e a bexiga. Além disso, a próstata faz parte da uretra — canal por onde sai a urina —, situando-se na sua porção inicial. Mais um dado: esse órgão integra o sistema reprodutor masculino, sendo responsável pela produção e armazenamento de frações do líquido seminal.

Saiba o que é o câncer de próstata

Durante as atividades do Novembro Azul, os serviços de saúde se concentrarão em explicar mais sobre a doença. No entanto, nós adiantamos alguns dados para você: o câncer de próstata é um tumor maligno. Na maior parte dos casos, ele aparece depois dos 50 anos.

Atualmente, sabe-se que alguns comportamentos ajudam a aumentar as chances de o problema surgir. Esse é o caso da falta de exercícios e do excesso de gordura.

Além disso, negros têm maior probabilidade de terem esse tipo de câncer, assim como homens com parentes com diagnósticos confirmados.

Descubra quais são os sintomas do problema

Em grande parte dos casos, o desenvolvimento do tumor de próstata ocorre muito devagar. Assim, por causa desse ritmo lento, não há sintomas na fase inicial. Por esse motivo, é muito importante realizar os exames de precaução. Aliás, esse é o maior objetivo do Novembro Azul.

Porém, quando o tumor chega a um nível mais elevado, ele começa a dar vários indícios de sua presença. Veja alguns:

  • Problemas para urinar;
  • Impressão de que não consegue deixar a bexiga vazia;
  • Sangue no xixi;
  • Dor óssea na área das costas.

Veja como é feito o diagnóstico

A descoberta da doença é feita por meio do toque retal ou então pela medição da dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico). Nenhum dos métodos é muito dolorido. Desse modo, o PSA nada mais é do que um tipo de exame de sangue.

Além disso, o toque retal dura apenas 5 segundos e também não causa dor. Contudo, se o paciente contrair a região na hora, pode sentir algum desconforto. Além disso, se ele realmente estiver com problemas, pode ficar um pouco mais sensível ao contato. Por essa razão, não tem desculpas para não aderir ao Novembro Azul e cuidar da sua saúde!

Conheça os tratamentos do câncer de próstata

Outro dado muito importante divulgado na campanha Novembro Azul é que há cura para o câncer de próstata. Diante disso, não faz o menor sentido que homens modernos não providenciem os cuidados preventivos.

O tratamento vai depender muito do estágio da doença. Ou seja, o médico pode prescrever radioterapia, uma operação ou até mesmo uma terapia com hormônios.

Observe como evitar a doença

Também está entre as metas da campanha Novembro Azul esclarecer o público sobre como se prevenir. Infelizmente, por causa do preconceito em torno do toque retal, muitos pacientes evitam falar sobre o câncer de próstata e os cuidados do homem com a saúde.

Contudo, o acesso à informação é capaz de evitar mortes, uma vez que muita coisa pode ser feita para reduzir os riscos desse problema. Nesse cenário, depois dos 40, realize exames anuais.

Veja algumas dicas de saúde simples:

  • Manter uma alimentação saudável: frutas, legumes, verduras e cereais, com atenção especial para o tomate, ótimo para afastar as chances de incidência desses tumores;
  • Praticar exercícios físicos: meia-hora por dia também contribui para a prevenção;
  • Controlar o peso: a gordura é um fator de risco;
  • Parar com o tabagismo: fumar aumenta a possibilidade de complicações nessa glândula;
  • Moderação com o álcool: excesso de bebidas é outro fator que deixa o homem mais exposto à doença.

Portanto, a campanha Novembro Azul é uma excelente oportunidade para você pôr a saúde em dia. Por esse motivo, procure a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de onde você mora. Caso tenha plano de saúde, marque uma consulta com um urologista.

Bem, depois de um papo tão sério, nada melhor do que refrescar um pouco as ideias, não é mesmo? Quer saber como? Então leia nosso post sobre cosméticos específicos para homens!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *