Mulher de cabelo loiro ondulado na frente de um fundo roxo

Cabelo precisa do que para ficar bonito? Descubra neste guia completo!

Inserir no dia a dia algumas práticas de cuidados com as madeixas é crucial para ter fios brilhantes, macios e com balanço. Isso serve para os tipos secos, normais, mistos e oleosos. Mas, afinal de contas, do que o cabelo precisa para ganhar aquele aspecto deslumbrante?

Bem, algumas coisas dependem do formato dos fios. Porém, existem medidas comuns a qualquer espécie de mecha.

Diante disso, preparamos especialmente para você um guia com os tratamentos básicos. Além deles, depois, você pode procurar outros truques de beleza mais específicos para as suas características. Está com curiosidade para descobrir do que o cabelo precisa? Então venha com a gente!

Lavagem

Para começar, o cabelo precisa de lavagem na medida certa. Desse modo, os mistos e oleosos devem ser limpos com uma frequência maior: todos os dias ou então em dias intercalados. Já os mais secos, assim como os normais, devem ficar dois dias descansando do shampoo. Isso porque eles ficam mais vulneráveis às agressões químicas dos produtos. Por esse motivo, lavar demais cabelo seco e normal pode levar à perda de umidade e brilho.

Hidratação

Assim como a nossa pele, o cabelo precisa de uma hidratação para se recuperar dos danos do dia a dia: chapinha, secador, sol, poluição, entre outros fatores, enfraquecem os fios.

Dá para fazer esse procedimento no conforto de casa. Para isso, escolha uma máscara de hidratação de uma marca confiável e que atenda às necessidades do seu tipo de madeixa.

Antes da máscara, lave o couro cabeludo e faça movimentos em círculos, de forma bem levinha. Mais uma dica é aplicar o creme de hidratação mecha por mecha.

Cabelos com química ou mais ressecados devem passar pelo processo semanalmente. Já os normais e oleosos podem ser hidratados de 15 em 15 dias.

Esfoliação

A esfoliação capilar é outra medida que o cabelo precisa. Embora poucas pessoas adotem, esse processo é ótimo para remover os detritos que acumulam sobre o couro cabeludo.

Para isso, existem no mercado produtos incríveis que são esfoliantes específicos para a aplicação capilar. Faça movimentos em círculo, também de um jeito bem suave, e não use esses cosméticos no comprimento dos fios. Depois, enxague e encerre a limpeza normalmente: shampoo e condicionador.

Caso você escolha um produto mais delicado, poderá aplicar o esfoliante em todas as lavagens. Porém, cabelos secos, mistos e normais não devem receber grandes quantidades desses cremes.

Alimentação saudável

Realmente, o cabelo precisa de muita coisa! Desse modo, é necessária também uma atuação de dentro para fora, algo que se consegue com uma alimentação equilibrada. Por essa razão, não é só a pele que melhora quando comemos bem. Assim, você consegue fios mais brilhantes, macios e resistentes. Veja exemplos de alimentos que beneficiam as suas madeixas:

  • Vitamina A: própolis, cenoura e beterraba;
  • Vitamina B: peixes, nozes, gema do ovo, banana;
  • Vitamina C: tomate, laranja, morango, limão, brócolis;
  • Vitamina E: óleos vegetais, sementes, cereais.

Protetor solar

O cabelo precisa de um filtro solar para evitar ressecamento, pontas duplas e o desbotar, no caso daqueles que têm tinta. Alguns condicionadores já vêm com essa proteção, mas também existem filtros capilares. Desse modo, não se esqueça de aplicar esse produto no dia a dia, e não apenas quando vai à praia ou à piscina.

Cortes regulares

Por fim, o cabelo precisa também de cortes frequentes que garantam a sua vitalidade. Com isso, os fios ficam mais saudáveis. Em média, é recomendável passar a tesoura a cada três meses.

Portanto, para ter madeixas incríveis, é necessário fazer um certo esforço. No entanto, aos poucos, você incorpora esses hábitos na rotina e começa a adotar as medidas de forma espontânea.

Quer saber mais como cuidar das suas mechas? Então leia também nosso post que ensina como escovar os cabelos sozinha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *