Mulher jogando o cabelo para cima em um fundo rosa

O que é low poo, suas vantagens e como fazer?

A perguntinha “o que é low poo?” tem rondado a cabeça de cacheadas por aí, não é mesmo? Afinal de contas, que coisa é essa que todo mundo está falando? Low poo é uma expressão em inglês que significa “pouco shampoo”. Por essa razão, nada mais é do que um método para deixar as madeixas mais bonitas usando menos desse produto.

Mas não é só isso. Esse procedimento elimina o uso de cosméticos com sulfato, com derivados de petróleo e, em algumas situações, com parabenos. Por quê? É que essas substâncias fazem mal para cabelos cacheados, ondulados e crespos.

Assim como a transição capilar e a fitagem, tal procedimento é voltado para os fios com curvas. Isso quer dizer que as lisas não podem aderir? Não, necessariamente! O que acontece é que sulfatos, parabenos e derivados de petróleo não danificam tanto os fios lisos. Quer saber mais? Então acompanhe nosso post e tire suas dúvidas sobre o que é low poo!

Saiba o que é low poo e por que ele exclui sulfatos e derivados de petróleo

No tema o que é low poo, precisamos entender um pouquinho de química. Na verdade, o sulfato é um elemento que tem a função de limpar as mechas. No entanto, ele provoca ressecamento por causa da perda da oleosidade.

Dessa maneira, o método low poo troca os shampoos com sulfatos por outros sem essa substância. Porém, no começo, muitas mulheres estranham porque o shampoo sem sulfato produz bem menos espuma. Contudo, saiba que a espuma não significa que o produto tenha mais ou menos qualidade.

No caso dos derivados de petróleo, o low poo os veta porque eles originam uma capa em volta dos fios. Com o passar das lavagens, essa capa vira uma barreira e impede a circulação de nutrientes. Por essa razão, quem adere ao low poo também não usa esse tipo de cosmético.

Um ponto polêmico no assunto o que é low poo são os parabenos. Para garantir a saúde e a beleza, diversas adeptas da técnica preferem interromper também a lavagem com itens que contenham esse elemento em suas fórmulas.

Apesar de não haver um consenso sobre eles, algumas pesquisas demonstram que os produtos ricos em parabenos estariam relacionados a câncer, alergias e envelhecimento prematuro. Mas para que servem os parabenos? Eles são conservantes, ou seja, fazem o shampoo durar mais. Afora isso, também combatem os micro-organismos.

Descubras as vantagens do low poo

Se você tem interesse em saber o que é low poo, com certeza está com muita curiosidade sobre os benefícios, não é mesmo? Bom, esse tratamento traz uma série de recompensas. Veja algumas:

  • Desbota menos os cabelos com química;
  • Ajuda no controle da oleosidade sem ressecar os fios;
  • Reduz o frizz;
  • Favorece a formação dos cachos;
  • Dá mais balanço e brilho.

Assim, por tudo isso, ele tem caído no gosto das cacheadas e crespas como uma estratégia eficiente para retomar as origens e resgatar a autoestima.

Veja como fazer o low poo

Ideal para cacheadas e crespas, o low poo exige alguns cuidados. Primeiramente, faça uma última lavagem com um shampoo com sulfato, mas que não contenha os petrolatos. Depois dessa última vez, você passará a usar apenas os produtos liberados para o método.

Mais uma dica: você deve aplicar shampoos sem sulfato para limpar todos os seus acessórios de cabelo: escovas, elásticos, pentes, piranhas, presilhas, tiaras etc.

Antigamente, a mulherada ficava enlouquecida procurando nos rótulos informações sobre a composição dos produtos. No entanto, hoje, muitos cosméticos já foram feitos especialmente para a técnica e vêm com a inscrição “Liberado para o low poo” na embalagem.

Entenda as diferenças entre low poo e no poo

Agora que você já sabe o que é low poo, é bem provável que apareça mais uma dúvida: o que é no poo? Na verdade, os dois são truques de beleza bem parecidos, mas com algumas distinções.

Assim, “no poo” significa “sem shampoo”. Isso quer dizer que as meninas do “no poo” param de lavar a cabeça? Não! No “no poo”, a ideia é lavar os fios só com o condicionador. Apesar de pouca gente saber, condicionadores também realizam a remoção de resíduos. Desse modo, essa estratégia também é chamada de co-wash.

Mais um dado curioso: tanto a técnica low poo como a no poo foram criadas pela cabeleireira inglesa Lorraine Massey. Dessa forma, a especialista em estética capilar fundou a companhia Deva Curl, que produz shampoos sem os químicos que agridem os fios. Além disso, ela publicou o livro “Curly Girl (Manual da Garota Cacheada)”, que fez um tremendo sucesso. Atualmente, embora tenham sido popularizadas, No Poo e Low Poo são marcas sob a patente dessa empresa.

E aí? Deu para entender direitinho o que é low poo? Bom, com esse procedimento, os cabelos com fios encurvados ganham mais vida, balanço e brilho. Porém, pode ser que você enjoe dos cachos e queira um dia de lisa, não é mesmo?

Por essa razão, quando isso acontecer, leia nosso guia de Como escovar os cabelos sozinha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *