Mulher segurando o laço símbolo do Outubro Rosa mês de conscientização sobre o câncer de mama

Câncer de mama: conheça 10 sintomas da doença!

Os sintomas do câncer de mama são muito diversificados e vão bem além dos nódulos nos seios, que é o indício mais conhecido desse mal. No entanto, existem vários outros alertas que ajudam a mulher a perceber o problema mais cedo, o que aumenta as chances de cura. Neste mês, é realizada a campanha internacional Outubro Rosa, com atividades como caminhadas, palestras, mutirão de exames, entre outras.

Por tudo isso, é uma época ideal para você ficar de olho em qualquer alteração na região do peito. Apesar dessa ação tão importante, é necessário fazer o autoexame das mamas todo mês, e não apenas em outubro.
Diante dessa necessidade, mensalmente, logo depois da menstruação, faça a inspeção de toque conforme a nossa ilustração. Nesse período, as mamas desincham, o que torna mais fácil constatar alguma deformidade.

Para as mulheres que não menstruam, essa autoanálise pode acontecer a qualquer hora. Entretanto, é bom repetir essa inspeção a cada 30 dias também.

Mais uma informação de peso sobre o câncer de mama e a campanha Outubro Rosa: o autoexame não substitui o exame do médico, que deve ser feito anualmente. Além disso, as mulheres com mais de 40 anos precisam se submeter à mamografia a cada 12 meses.

O objetivo da iniciativa Outubro Rosa é justamente essa conscientização. Por esse motivo, caso você encontre qualquer suspeita do problema, procure um médico para aprofundar a investigação. Lembre-se de que cuidar da saúde é fundamental para a autoestima. Quer saber quais são os principais sintomas do câncer de mama? Então venha com a gente e conheça 10 deles!

1. Nódulo único e endurecido

Na campanha Outubro Rosa, muitos mitos sobre o câncer de mama são derrubados. Um desses estereótipos é o de que, necessariamente, a mulher precisa apresentar o nódulo para estar com câncer de mama. Isso não é verdade. Em alguns casos, a doença se manifesta de outras formas, como vamos contar a seguir.

No entanto, o nódulo geralmente é um dos primeiros sintomas a aparecer. Em boa parte dos casos, ele não dói e é durinho. Além disso, pode acontecer de a mulher não encontrar o nódulo, mas ter a sensação de haver uma massa estranha nos seios ou até nas axilas. Se isso acontecer com você, procure apoio médico.

2. Irritação ou abaulamento

Outro sinal do câncer de mama é a irritação ou o abaulamento, uma protuberância curva e arredondada que surge sobre a pele.

3. Inchaço

Quando as mamas ficam inchadas, mesmo sem nódulos, também pode haver problemas. Isso acontece tanto no seio inteiro como apenas parcialmente. Preste atenção se elas ficarem assim fora do ciclo menstrual. Mais um indicativo da doença é a eritema, uma vermelhidão nessa área.

4. Inversão do mamilo

Também é uma suspeita do câncer de mama a inversão dos mamilos. Nessa situação, os bicos afundam, como se estivessem entrando no peito.

5. Secreção

Também merecem atenção as secreções que saem dos mamilos e são incolores, como água cristalina, ou então avermelhadas, por causa do sangue.

6. Dor

O câncer de mama também provoca dor, que pode ser intensa ou suave, mas que é constante. Essa sensibilidade persiste mesmo fora do ciclo menstrual. Por essa razão, preste atenção depois de menstruar — a menstruação também provoca dor — se o problema se prolonga. Isso deve fazer parte da sua rotina de cuidados.

7. Mudança no tamanho

Além das modificações no formato, como nódulos e edemas, o câncer de mama é capaz de alterar o tamanho dos seios. Por esse motivo, se você perceber uma mudança anormal, procure ajuda.

8. Aumento dos gânglios das axilas

Outro dado importante que será tema da campanha Outubro Rosa são os sintomas nas axilas. Afinal, os gânglios linfáticos aumentam quando ocorre alguma complicação próxima da área. Isso inclui tumores, mas também infecções.

9. Assimetria entre as mamas

Outro modo de o câncer de mama se manifestar é por meio de uma assimetria — diferença — entre um seio e outro. Na verdade, as mamas não costumam ser exatamente iguais. Porém, quando você percebe uma distinção recente entre elas, essa informação pode ser importante.

10. Coceira

Mais um sinal de câncer de mama são as coceiras nas mamas ou em volta dos mamilos. Desse modo, são necessários cuidados essenciais em relação a esse problema. Porém, no ciclo menstrual, esse fato é corriqueiro. Contudo, se o incômodo persistir depois da menstruação, procure suporte médico.

Portanto, nada melhor do que a campanha Outubro Rosa para você colocar em dia seus exames preventivos. Assim, você fica tranquila com sua saúde ou consegue iniciar o tratamento do câncer de mama mais rápido.

E aí? Que tal saber mais sobre qualidade de vida? Então leia também nosso post sobre 7 dicas simples de saúde!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *