Mulher tomando o sol

7 dicas de saúde simples e com resultados incríveis

Todo mundo quer levar uma vida mais saudável, não é mesmo? No entanto, com a vida corrida de hoje, fica difícil colocar a expectativa na prática. Nesse sentido, você já parou para pensar que dicas de saúde básicas podem ser decisivas no futuro?

Isso mesmo! Aliás, muitas vezes as medidas mais amenas acabam sendo mais duradouras. Imagine uma pessoa sedentária que resolve, de uma hora para outra, começar a correr diariamente. Ela sentirá dores, cansaço e achará aquilo tudo um desafio quase insuportável. Desse modo, a tendência será desistir logo nos primeiros dias.

Por essa razão, é melhor você começar com uma rotina de cuidados mais fáceis de executar. Assim, será possível elevar o nível de dificuldades aos poucos e suas chances de sucesso aumentarão. Que tal conhecer algumas dicas de saúde triviais e que fazem toda a diferença? É só ler este post!

1. Comer alimentos saudáveis

Quando falamos em alimentação saudável, logo vêm à mente as coisas que devemos cortar do cardápio. No entanto, devemos tomar pequenas atitudes para incluir comida nutritiva na nossa dieta. Essa é uma das mais preciosas dicas de saúde.

Ovos e verduras ficam muito saborosos em omeletes, por exemplo. Além disso, carboidratos complexos, como a batata-doce, são riquíssimos em proteína. Nozes, amêndoas, avelãs e pistaches reduzem os problemas cardíacos.

2. Praticar exercícios

Entre as dicas de saúde não pode faltar a prática de atividade física. Contudo, você não precisa se matricular na academia nem fazer uma maratona. Uma simples caminhada de 30 minutos, três vezes por semana, já tira você do sedentarismo.

3. Reservar um tempo para respirar profundo

Guarde alguns minutinhos do dia para fazer uma pequena meditação. Esse conselho é uma das dicas de saúde que ajuda reduzir aquelas dores de cabeça chatinhas.

Além disso, esse exercício relaxa e melhora a qualidade do sono, outro tema que abordaremos logo a seguir. Desse modo, fique em silêncio prestando atenção apenas na sua respiração: coloque a barriga para fora ao puxar o ar. Quando for soltar, encolha o abdômen.

4. Dormir bem

Quando o assunto são as dicas de saúde, a qualidade do sono é fundamental. Mas isso todo mundo já sabe. No entanto, há inúmeras medidas simples que você pode adotar para dormir melhor.

Por isso, garanta uma iluminação à meia-luz e indireta, certifique-se de que há cobertores suficientes e utilize travesseiros bem confortáveis. Além disso, evite comer alimentos pesados à noite e não durma com a TV ligada. Isso atrapalha a qualidade do descanso.

5. Lavar as mãos quando entrar em casa ou no trabalho

Existe um estereótipo de que devemos lavar as mãos apenas ao sair do banheiro e antes de fazer as refeições. No entanto, uma das dicas de saúde mais valiosas é providenciar essa lavagem toda vez que chegarmos da rua. Assim, evitamos contaminar a nossa casa ou o lugar em que trabalhamos. Afinal, as mãos acumulam muitas bactérias. Com esse procedimento singelo, você vai escapar de muitos resfriados e gripes.

6. Tomar banho de sol sempre que der

Tente ficar um pouquinho no sol pelo menos uns 20 minutinhos por dia. Dessa forma, você vai ativar a vitamina D em seu corpo. Essa substância ajuda a combater a diabete, os problemas no coração, os resfriados comuns e ainda por cima fortalece os ossos. É ou não um conselho para ficar entre os tops da sua lista de dicas de saúde?

Sem falar que é muito prazeroso. No entanto, use filtro solar e prefira os horários de raios mais suaves: antes das 10 e depois das 16 horas. Além disso, não se esqueça de que muita exposição solar pode causar câncer de pele.

7. Beber água

Nossas dicas de saúde incluem ainda outro hábito relativamente fácil: beber água. Tenha sempre uma garrafinha com você na empresa. Afinal, esse costume é um jeito econômico e um dos cuidados essenciais com o corpo.

Desse modo, você libera toxinas, melhora a funcionalidade dos órgãos, fica com a pele mais bonita e com os cabelos saudáveis.

Em média, devemos ingerir cerca de 2 litros por dia. Mas tem mais benefícios: a água reduz a celulite, melhora a circulação do sangue e contribui para a perda de peso.

Como você pôde notar, ninguém precisa praticar triatlo ou ser um atleta olímpico para ficar com o corpo mais forte e resistente. Afinal, com dicas de saúde simples, você pode ter uma qualidade de vida muito melhor.

Quer saber mais sobre bem-estar? Então veja também nosso post sobre como aumentar a autoestima com rituais de beleza!

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