batom vermelho

O que significa usar batom vermelho?

Muito antes do sucesso das influencers digitais, a maquiagem já fazia a cabeça do público feminino e masculino. Desse modo, na Antiguidade (4000 antes de Cristo a 3.500 antes de Cristo), as egípcias já passavam um tipo de batom vermelho.

Assim, essa pintura era feita com besouros da cor carmim esmagados. Nessa época, tal costume era exclusivo das altas castas.

Nesse cenário, Cleópatra e Nefertiti teriam aderido a esse hábito. Por isso, o batom vermelho simbolizava riqueza, poder, prosperidade e sucesso.

Além disso, mulheres e homens coloriam as pálpebras no Egito com uma pasta chamada Kohl. Dessa maneira, eles pretendiam evitar que os maus espíritos atingissem suas almas. Afinal, os olhos eram considerados o espelho do espírito.

Contudo, o batom vermelho passou a ser tido como imoral durante a Idade Média (ano 476 depois de Cristo até o ano 1.453 depois de Cristo). Nesse período, a Igreja associava esse cosmético a adoradores do diabo.

Assim, foi propagada a ideia de que o batom vermelho era coisa de prostitutas. Mais tarde, a partir dos anos 1900, com os primeiros movimentos feministas, esse queridinho voltou com força.

No entanto, por séculos e séculos, pintar os lábios de vermelho era um dos rituais de beleza mais polêmicos.

Com tanta história, o batom vermelho continua muito poderoso. Quer saber mais? Então leia este post!

Emancipação

Nesse contexto de tabu, as norte-americanas elegeram o batom vermelho como a maquiagem perfeita para ícone da igualdade de gênero.

Desse modo, em 1912, Elizabeth Cady Stanton e Charlotte Perkins Gilman enfeitaram suas bocas com cosmético dessa cor. Isso aconteceu em uma passeata em Nova York.

Nesse caso, elas eram militantes do movimento que pleiteava o direito de voto para as cidadãs. Por tudo isso, ainda era bem raro o uso do batom vermelho. Inclusive, algumas pessoas acreditavam que ele tinha o poder de envenenar os homens.

Rebeldia

Nos anos 50, com o sucesso de Marilyn Monroe no cinema, o batom vermelho ganhou uma conotação de sensualidade.

Além disso, as mulheres passaram a adotar essa cor como uma demonstração de força. Por esse motivo, passar vermelho significava dizer “quero usar e pronto!”.

Assim, o pensamento de que esse cosmético era uma forma de protesto se propagou. Desse modo, escolher essa cor era como quebrar estereótipos.

Então, com a chegada dos anos 60, o tabu perde completamente seu sentido. Afinal, a libertação e independência femininas não permitiam esse tipo de preconceito.

Por isso, nos anos 70 e 80, o vermelho brilhante e marcante desfilava livremente pelas bocas nas ruas.

Autoconfiança

Nos anos 90, o batom vermelho era a opção de mulheres para se sentirem mais seguras e bonitas. Nesse sentido, até mesmo quem não usava no dia a dia aderia ao cosmético quando queria ficar mais sensual.

Além disso, com o avanço da indústria de produtos de beleza, a variedade de nuances de vermelho se multiplicou. Assim, ficou mais fácil combinar esse queridinho em diversos tons de pele.

Ou seja, desde então o batom vermelho virou uma ferramenta das mulheres para atrair a atenção com o uso da maquiagem.

Sensualidade

Nos dias de hoje, o batom vermelho virou quase que sinônimo de uma mulher sexy. Isso até mesmo já foi comprovado por pesquisas acadêmicas.

Desse modo, cientistas da Universidade de Manchester, na Inglaterra, constataram que os homens se interessam mais por mulheres com os lábios avermelhados.

Assim, essa pesquisa colocou fotos de mulheres com várias cores de batom ou até mesmo sem cor nenhuma na frente de 50 homens.

Nesse trabalho, foi verificado que os homens fixavam o olhar por 7,3 segundos em fotos de mulheres com batom vermelho.

No entanto, em lábios com cor-de-rosa, esse tempo diminuiu para 6,7 segundos. Por fim, o público masculino observava as imagens sem nenhum batom muito rapidamente: apenas 2,2 segundos.

Por essa razão, esse símbolo da make hoje faz parte de qualquer kit básico de maquiagem.

Portanto, colocar batom vermelho é um ato de atitude e personalidade. Além disso, é uma tática quase infalível quando uma mulher quer se sentir mais fêmea e poderosa. Desse modo, nunca deixe faltar essa opção de cor na sua nécessaire!

E aí? Que tal deixar seus lábios avermelhados ainda mais bonitos? Então leia também nosso artigo sobre como acertar ao passar o lápis de boca!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *