maquiagem falsa

Maquiagem falsa: conheça os riscos e pare agora

Por causa dos preços extremamente vantajosos, muita gente não resiste à tentação de comprar maquiagem falsa, não é mesmo? O problema é que o barato pode sair caro, já que dinheiro nenhum paga a nossa saúde.

Os cosméticos entram em contato direto com nosso organismo. Por essa razão, produtos de beleza piratas podem trazer diversos danos. Infecções, alergias e intoxicações são alguns exemplos.

Além disso, ao usarmos mercadorias sem conhecer a origem e os detalhes de suas fórmulas, corremos vários perigos mais sérios, como danos à visão, ao sistema nervoso, ao coração etc.

Afinal, a maquiagem falsa não é submetida à legislação e aos órgãos fiscalizadores. Por esse motivo, seus itens podem conter substâncias nocivas. Desse modo, não é incomum encontrar chumbo, arsênico, mercúrio e bactérias nesses produtos.

Sendo assim, é fundamental tomar cuidado e adquirir makes de boa procedência. Quer saber mais? Então confira neste post os perigos da maquiagem falsa!

Infecção e inflamação nos olhos

Os olhos são muito vulneráveis à maquiagem falsa. Desse modo, quando utilizamos artigos clandestinos, eles coçam, ficam vermelhos, embaçados e lacrimejantes.

Além disso, a make pirata pode causar inflamações nas pálpebras conhecidas como blefarites. Geralmente, os conservantes, os aromas e a pigmentação são os grandes vilões dessa história.

Assim, metais pesados como o alumínio ou o chumbo penetram nos olhos pelos cílios ou pelas pálpebras. Ao coçar, você pode sofrer um trauma ocular e provocar distúrbios nas córneas.

Quando essa doença não é tratada nem o uso do produto falso é interrompido, há chances de seus cílios perderem a cor, afinarem e até mesmo começarem a cair.

Em situações mais graves, formam-se nódulos na glândula lacrimal. Esse problema é tão crítico que você corre o risco de ter que passar por uma cirurgia.

Sendo assim, tome todo o cuidado com o rímel, a sombra e o lápis de olho. Afinal, a maquiagem deve deixar você mais bonita, e não causar mais problemas em sua vida.

Alergias na face

Outro grande problema da maquiagem falsa são as alergias na face. Esse tipo de cosmético pode desencadear processos alérgicos imediatamente, mas também até 48 horas depois da aplicação. Mais uma ameaça é que os sintomas podem se propagar para outras áreas do corpo.

Dessa maneira, sua pele corre o perigo de inchar, se tornar mais áspera e passar por descamações. Por isso, não arrisque sua saúde para ficar na moda dos cosméticos.

Primeiramente, pense na sua segurança. Porém, também não se esqueça da possibilidade de ter problemas estéticos, ao menos por um tempo, em um lugar do corpo que não dá muito para esconder, caso do rosto.

Assim, a maquiagem falsa pode atingir a autoestima em cheio, no mau sentido, isto é, deixando você super para baixo.

Intoxicação pelos lábios

A maquiagem falsa é também muito nociva para os lábios. Isso porque batons clandestinos costumam conter metais pesados e elementos que causam câncer.

Por esse motivo, é sempre bom ter a certeza da origem dos produtos. Por outro lado, os batons de qualidade ajudam a gente bem além da aparência. Afinal, eles protegem dos raios solares, combatem o envelhecimento da boca e também hidratam.

Na contramão dos produtos originais, os falsificados trazem muitos problemas de intoxicação. Isso porque acabamos ingerindo uma pequena parte do batom, sem querer, mesmo que em pequenas quantidades. Assim, se ele tiver algum elemento tóxico, essa substância pode cair na sua corrente sanguínea.

Infelizmente, batons piratas costumam conter volume elevado de chumbo, principalmente os de coloração mais forte, como os vinhos e os vermelhos. Isso sem mencionar o alumínio, que serve para evitar que o batom escorra.

Tem ainda o uso de óxido de titânio para fixar melhor as cores. Por tudo isso que falamos, toda cautela é pouca na hora de escolher os cosméticos.

Portanto, a maquiagem falsa pode trazer inúmeras dores de cabeça. Uma boa forma de evitar que isso aconteça é comprar a make em lojas confiáveis e com tradição no ramo da beleza.

Assim, você encontra várias marcas em um só local, com diversas opções de preços, mas todas originais. Além disso, nesse tipo de comércio, você tem o atendimento personalizado de vendedoras especialistas.

Dessa maneira, é possível tirar as dúvidas que você quiser. E aí? Quer saber mais sobre cosméticos? Então leia também nosso artigo sobre os 10 erros na maquiagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *