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Caminhar emagrece: isso é um mito ou verdade? Descubra aqui!

Principalmente para quem não é muito familiarizado com as atividades físicas, a caminhada é uma ótima opção! Trata-se de uma forma mais simples de se exercitar e pode ser praticada na rua, em parques, lugares turísticos ou até mesmo em companhia do seu cachorro. Por isso, ela é tão popular entre pessoas de diferentes idades.

A dúvida que se tem quanto a esse exercício, no entanto, é se ele realmente ajuda a perder peso. A resposta é sim! Caminhar emagrece e, neste post, vamos mostrar a você os efeitos da atividade no corpo e como incluí-la em sua rotina do jeito certo acarreta inúmeros benefícios à saúde física e mental. Continue a leitura:

Por que caminhar emagrece

Assim como outras atividades aeróbicas (nadar, correr, pedalar e dançar, por exemplo), a caminhada trabalha um grande conjunto de músculos, promovendo a oxigenação deles durante os movimentos. Nesse processo, o corpo obtém energia de calorias provenientes dos carboidratos.

Isso faz com que o praticante queime calorias rapidamente e evite que elas se acumulem no tecido adiposo em forma de gordura. Ou seja, gastar mais calorias do que se consome diminui a quantidade de gordura no corpo e, consequentemente, leva a perda de peso.

Mas não pense que as vantagens param por aqui: o benefícios da caminhada vão além do emagrecimento! Confira, a seguir, quais melhorias ela traz:

Benefícios da caminhada

O emagrecimento, por si só, já é um grande benefício às pessoas que desejam ou precisam eliminar alguns quilinhos. Esse, porém, é apenas um dos vários pontos positivos de caminhar.

Esse exercício é capaz de auxiliar no controle de doenças crônicas (diabetes, hipertensão e colesterol alto, por exemplo), na produção de “hormônios da felicidade”, como serotonina e endorfina, e também no desenvolvimento de habilidades motoras. Dê uma olhada na lista de benefícios da caminhada para o corpo e mente.

  • Melhora na circulação sanguínea
  • Prevenção de doenças cardiovasculares
  • Correção da postura
  • Fortalecimento dos músculos
  • Alívio do estresse e da ansiedade
  • Combate à obesidade

Dicas para ter resultados

Seja qual for o seu objetivo — caminhar para perder barriga, controlar as taxas de colesterol ou manter a depressão afastada, por exemplo — para alcançá-lo é preciso praticar a atividade física com regularidade e do jeito certo.

O primeiro passo é consultar seu médico para saber seus limites na hora de se exercitar. Outro ponto importante é vestir roupas adequadas, assim você sentirá conforto enquanto se movimenta. Peças de moletom, elastano, algodão e tênis macio deixam a caminhada ainda mais prazerosa.

Durante a atividade, lembre-se de manter um bom ritmo para acelerar a queima de calorias. A ideia é que você encontre a velocidade agradável ao seu corpo gradualmente até atingir entre 4 e 6 quilômetros por hora. Acima disso, você já pode dar um passo a mais e se aventurar na corrida.

A regularidade do exercício também importa. O ideal é praticá-lo, no mínimo, duas horas e meia por semana para que os resultados apareçam. Tudo isso, é claro, aliado à alimentação balanceada e saudável.

Depois de entender por que caminhar emagrece, o que é preciso para alcançar seus objetivos e outros benefícios que essa atividade física promove, leia nosso post sobre truques de beleza que salvam o visual na rotina!

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