manchas brancas nas unhas

Atenção se você tem essas manchas brancas nas unhas

Essas marquinhas podem ser um sinal do seu corpo

As manchas brancas nas unhas são chamadas de leuconíquia focal. Se você perceber que elas aparecem em pequenos pontinhos brancos, provavelmente foram ocasionadas por simples traumas, como pancadas no momento de empurrar a cutícula ou por alergias a esmaltes ou produtos. No entanto, é interessante que você fique atento a elas, pois podem ser um sinal de alguma doença.

O que causa as manchas brancas nas unhas?

Na realidade, são diversas as razões para o aparecimento dessas manchinhas. Primeiramente, falaremos sobre a alimentação. Afinal, a falta de cálcio, zinco, silício, ácido fólico e vitamina B12 pode causar doenças que afetam a produção de queratina, material do qual as unhas são constituídas.

Além disso, o uso frequente de produtos químicos agressivos – como detergentes, produtos de limpeza e removedores de esmalte – também podem deixar essas marquinhas. E, por fim, podemos citar o atrito ou choque constante com alguma superfície áspera ou rígida como causa para as manchas brancas nas unhas.

Quais são as principais doenças que podem apresentar esse sintoma?

Psoríase

Essa é uma doença de pele bastante comum, que se caracteriza por lesões avermelhadas e descamativas, normalmente em placas. Essas placas aparecem com maior frequência no couro cabeludo, cotovelos e joelhos. Contudo pés, mãos, unhas e a região genital também podem ser afetados.

Alguns fatores que podem desencadear em psoríase, são:

  • infecções de garganta e de pele;
  • lesões na pele, queimaduras de sol ou outras de natureza física, química, elétrica, cirúrgica ou inflamatória;
  • estresse;
  • variações climáticas;
  • fumo;
  • consumo excessivo de álcool;
  • medicamentos, como alguns prescritos para transtorno bipolar, pressão alta e malária;
  • alterações bioquímicas.

Micose

Os fungos se alimentam da queratina presente em nossa pele, unhas e cabelos. Quando encontram condições favoráveis, como calor, umidade, baixa de imunidade ou uso de antibióticos sistêmicos por longo prazo, estes fungos podem se proliferar, o que exige tratamento.

Anemia

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), essa é a condição em que o corpo se encontra quando o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do normal como resultado da carência de um ou mais nutrientes essenciais, seja qual for a causa dessa deficiência. As anemias podem ser causadas por deficiência de vários nutrientes como ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas.

Como acabar com as manchas brancas nas unhas?

É extremamente importante que você identifique a causa das manchas brancas nas unhas para, depois, tratá-la ou eliminá-la. Em seguida, fortaleça suas unhas com vitaminas e outros princípios ativos para que as manchinhas não voltem a aparecer. Entretanto, de uma forma geral, as recomendações são:

  • procure por produtos com pró-vitamina B5, pois ajudam a fortalecer as unhas fracas e quebradiças. Também, o uso de queratina aumenta a consistência das mesmas. Já o princípio ativo methiosilane C promove a regeneração das unhas;
  • busque suplementos com vitamina H, vitamina B12, vitamina B6, cisteína, metionina, silício e zinco, pois contribuem para o crescimento saudável das unhas
  • tire bem o esmalte com removedor, não deixando nenhum resquício do mesmo, e passe um bom hidratante no dia anterior a fazê-las novamente;
  • utilize luvas para executar tarefas domésticas, assegurando que as mãos não ficarão em contato com produtos que podem causar alergias;
  • finalmente, aposte no uso de nutribases que devolvam as vitaminas do complexo B para as unhas e criem uma camada de proteção nas pontas dos dedos, o que ajuda a amenizar os pequenos traumas causados pelas pancadas.

Por fim, é muito importante sempre consultar um médico especializado para um diagnóstico correto.

Então, gostou desse artigo? Deixe-nos um comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *