Cuide do seu corpo com o carinho que ele merece
Os óleos para hidratar a pele e as madeixas têm ganhado cada vez mais espaço no mundo da beleza. Contudo, algumas pessoas temem que seu uso possa ser um problema por conta da oleosidade. Entretanto, mesmo com a nutrição intensiva, os óleos são livres de ativos químicos agressivos que são um dos grandes responsáveis pelos fios ensebados, pele oleosa e rosto lotado de espinhas.
Na verdade, existem ingredientes, como o óleo de maleleuca, com ação anti-inflamatória que controla a produção de sebo e evita acne. Assim sendo, que tal conhecer um pouco mais sobre os óleos para hidratar a pele e o cabelo?
Óleos minerais ou vegetais?
Conhecer a diferença entre eles é essencial para que você consiga o efeito desejado na sua pele. Primeiramente, os óleos minerais formam uma barreira na superfície, impedindo que a água evapore. Ou seja, eles tampam os poros e evitam o ressecamento da pele. Por isso, eles são recomendados para a proteção da pele no caso de queimaduras.
No entanto, quando falamos sobre hidratação e nutrição da pele, os óleos vegetais saem na frente. Dependendo de qual fonte o óleo vegetal é extraído, podem ter presentes vitaminas, nutrientes e antioxidantes.
Como utilizar os óleos vegetais?
-
Cabelo
Os óleos são os grandes aliados das cacheadas. Afinal, eles são essenciais na umectação, cuidado que devolve a nutrição ao interior dos fios e garante a definição. Além disso, se as pontas estiverem com muito frizz, os óleos podem ser usados como reparador.
-
Corpo
Esse produtinho pode ajudar a recuperar a hidratação de áreas mais ressecadas, como joelhos, cotovelos, pés e mãos. A dica é mistura-lo ao seu hidratante de todos os dias para potencializar a ação. Dessa forma, você conseguirá aquele belo efeito glow de uma pele saudável. Não esqueça que a aplicação deve ser realizada na pele úmida, logo após o banho.
-
Rosto
Como são suaves, os óleos podem ser aplicados em áreas sensíveis, como olheiras e lábios. Além disso, também são utilizados após limpeza profunda, como hidratantes, calmantes, nutritivos. Uma dica é aplicar, antes de dormir, o óleo de coco, de argan, de lavanda, em poucas gotas, no rosto. Se a sua pele for seca, realize a aplicação uma vez por semana. No entanto, se a pele for oleosa, realize até três vezes.
Para quem ama makes, esses produtos são importantíssimos para preparar a pele. Afinal, eles garantem que os produtos não tenham aquele aspecto craquelado e oferecem um belíssimo glow.
Qual os principais erros que as pessoas cometem ao aplicar óleos para hidratar a pele?
Normalmente, as pessoas pecam pelo excesso de produto utilizado e são geradas acne, principalmente no rosto, e foliculite, principalmente nas costas. Quem tem a pele oleosa precisa manter atenção redobrada com esses problemas. Por isso, deve preferir produtos à base de géis, mousses, oil-free.
Além disso, outra questão decisiva é a procedência do óleo. Produtos de má qualidade são mais propensos a causar problemas.
Conheça alguns óleos naturais e suas propriedades
- Óleo de coco: hidratante natural que oferece nutrição para a pele.
- Óleo de amêndoas: peles muito ressecadas.
- Óleo de lavanda: é suave, com ação reparadora e hidratante.
- Óleo de rícino: hidratação da pele.
- Óleo de argan: usado no combate à acne e anti-envelhecimento. Contém vitaminas e anti-oxidantes, sendo muito utilizado também em produtos para os cabelos, deixando os fios mais sedosos.
- Óleo de uva: combate ao envelhecimento da pele.
- Óleo de camomila: acalma a pele, aliviando irritações e vermelhidão. Ação anti-inflamatória. Bom para peles sensíveis.
Então, pronta para adotar óleos para hidratar a pele e as madeixas? Deixe-nos um comentário.