Cabelos com química

Cuidados Essenciais Para Cabelos com Química

Garanta a saúde dos seus fios antes de qualquer procedimento.

Muitas vezes nós queremos mudar nosso look com uma progressiva ou com uma nova coloração nas madeixas. No entanto, nem sempre querer é poder. Os cabelos com química sofrem um alto ressecamento e, se os seus fios não estiverem preparados, podem sofrer danos graves. Assim sendo, aprenda um pouco mais sobre como lidar com cabelos com química. 

Como identificar se o cabelo está saudável para receber química?

Antes de qualquer processo químico, é imprescindível que você realize o teste de mecha. Através dele, é possível evitar o corte químico e prevenir reações alérgicas. Para realiza-lo, uma mecha próxima à nuca é separada, o produto é aplicado e deixado agir pelo tempo determinado. Se houver mudanças na textura do fio, o procedimento deve ser cancelado.

Também é indicado realizar o teste pele. Para isso, 48 horas antes da utilização da química, aplique um pouco do produto atrás da orelha, com a ajuda de um cotonete. Se a pele não reagir com coceira, vermelhidão ou qualquer outra reação nas próximas horas, o produto não oferece perigo.

Como preparar o cabelo antes da química?                                            

Se o seu cabelo sofre com a falta de elasticidade e a fraqueza, você precisa recuperá-lo antes de realizar qualquer processo químico. Por isso, opte por um cronograma capilar intensivo, com hidratações, nutrições e reconstruções regulares. Antes de tudo, para saber qual desses tratamentos você deverá realizar, realize o teste a seguir.

Primeiramente, retire apenas um fio de cabelo do topo da sua cabeça e segure-o nas duas pontas. Posteriormente, tente puxá-lo levemente, antes que ele se quebre por conta da força. Veja qual resultado aproxima-se do seu:

  • Ao puxar o fio, ele se quebra imediatamente. Isso significa que ele está sem força e elasticidade. Por isso, você precisará de uma hidratação para recuperá-lo.
  • Ao puxar o fio, ele até estica, mas não volta ao estado normal. Depois disso, se arrebenta. Desta forma, você deve passar pelo processo de reconstrução.
  • Ao puxar o fio, ele se mostra resistente, mas parece estar sem elasticidade e acaba se quebrando com facilidade. Assim sendo, o que você precisa fazer é nutri-lo e hidrata-lo.
  • Ao puxar o fio e ao soltar, ele retoma a forma original. Além disso, também resiste à quebra. Por fim, isso significa que ele está em ótimas condições para passar por processos químicos.

 

Leia mais sobre isso em “Você faz cronograma capilar? Saiba como ele pode te ajudar!

Como cuidar do cabelo depois da química?

É possível que haja a perda de nutrientes e de água em cabelos com química. Então, você precisará investir em produtos que sejam capazes de reparar esses danos, levar o cronograma capilar a sério e adotar alguns rituais de beleza

  • Shampoos e condicionadores

Procure por uma linha de tratamento específica para cabelos com química. Com esses shampoos e condicionadores você não terá mais problemas como quebra, ressecamento e opacidade nos fios. Dessa forma, a reconstrução a fibra capilar será um processo profundo e diário.

  • Água morna ou fria

No caso da coloração, a água morna/fria ajuda a fechar as escamas dos fios e manter o pigmento preso ao cabelo por mais tempo. No entanto, para quem alisou os fios recentemente, ela garante mais brilho e evita o aspecto ressecado que a alta temperatura provoca ao abrir as cutículas do cabelo.

  • Cronograma capilar

Para garantir que os cabelos com química sejam fortes e saudáveis, você deve alternar os processos hidratação, reconstrução e nutrição. Veja abaixo uma dica de como proceder logo após o procedimento:

1ª semana: hidratação – nutrição – reconstrução

2ª semana: nutrição – hidratação – nutrição

3ª semana: hidratação – nutrição – reconstrução

4ª semana: hidratação – hidratação – nutrição

  • Raios UV

Esses são os vilões do desbotamento e do ressecamento dos fios. Assim sendo, principalmente no caso de uma coloração, invista em um finalizador ou creme de pentear que tenha proteção UV. Passe-o antes de sair de casa e ao longo do dia.

Por fim, lembre-se que, após passar por qualquer processo químico, o couro cabeludo e os fios precisam de um descanso antes de um próximo procedimento. Por isso, dê um tempo para que os cabelos com química se acostumem com os produtos e se recuperem.

Gostou dessa matéria? Deixe-nos um comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *