Cabelos Cacheados

Cabelos Cacheados: Dicas e Cuidados

Particularidades que fazem diferença na hora do tratamento capilar

Quando falamos de cabelos cacheados nem sempre pensamos em como esse termo é amplo, pois ele abrange desde aquele cabelo bem definido até aquele que quase bate na porta do cabelo liso. Por isso, é importante que você conheça a diferença entre esses cachos e o tratamento que cada um deles requer.

Por que dividir os tipos de cachos?

Saber qual o seu tipo de cacho pode facilitar, e muito, sua rotina. Entender suas características e suas particularidades, proporciona um tratamento melhor aos seus fios. Foi por isso que, em 2001, Lorraine Massey, referência internacional no tratamento de cabelos cacheados, “hierarquizou” esse tipo de cabelo em seu livro Curly Girl.

Quais os tipos de cachos?

Basicamente, os cachos podem ser divididos em três categorias: 2, e 4. Todas elas possuem subcategorias: A, Be C. Deixando claro que dificilmente um cabelo seguirá a descrição perfeita das categorias. Mas elas servem como uma base para saber como começar o tratamento nos cabelos cacheados.

 

Cabelos Cacheados Tipo 2
Cabelos Cacheados Tipo 2
  • O tipo 2

Sabe aquele famoso “ondulado”? Na verdade, ele é um tipo de cacheado. Ele é difícil de ser classificado exatamente pornão ser liso, mas também não formar cachos. As ondas formam um formato de “S”, não são muito volumosos e tendem ao frizz.

2A –Esse é o tipo mais perto do liso. Possui ondulações leves e pouquíssima definição. Não é volumoso.

2B –As ondas começam a formar bem perto da cabeça, é um pouco mais definido que o tipo 2A, mas ainda assim, possui pouco volume.

2C –Popularmente conhecido como “encaracolado”, o cabelo 3A pode até formar cachos mais abertos e tem mais volume do que o 2A e 2B. De todos, esse é o mais propício ao frizz e tende a ser bastante ressecado nas pontas.

Cabelos Cacheados Tipo 3
Cabelos Cacheados Tipo 3
  • O tipo 3

Nessa categoria encontraremos cabelos comcachos mais definidos e, na maioria das vezes, tendem a ser bastante volumosos. São extremamente propícios ao frizz e são naturalmente ressecados.

3A –Esse cabelo muito mais definição que o tipo 2C, por isso, possuem fator um encolhimento mediano. São cachos maiores e mais abertos, tendem ao volume e sofrem bastante com as diferenças climáticas.

3B – Os cachos 3B formam as famosas molinhas e possuem bastante definição. Possuem cachos médios em forma de espiral e são bastante ressecados e volumosos.

3C – São cachos menores e com bastante definição e um fator encolhimento maior, mas também são extremamente ressecados. Chegam bem perto da textura crespa. Esse tipo de cacho pede por maiores cuidados para ficar definido por mais tempo. Você pode tentar técnicas de finalização, como a fitagem e a fitagem estruturada.

Cabelos Cacheados Tipo 4
Cabelos Cacheados Tipo 4
  • O tipo 4

Por algum motivo, as pessoas acham que esse tipo de cabelo cacheado é grosso e com textura rígida. Mas estamos aqui pra acabar com esse mito! O tipo 4 é, na verdade, o mais fino e mais sensível. Possuem poucas escamas, por isso são mais opacos, quebram com facilidade e não tem tanto brilho como os outros tipos. Esse também é o motivo por não absorverem muita água e serem mais ressecados.

4A –Muito parecido com o tipo 3C, porém mais volumoso e com menos brilho. Possuem cachos bem fechadinhos e definidos que formam um “S” quando esticados.

4B – Esse tipo de cabelo geralmente não forma cachos, possuem uma estrutura em forma de “Z”. São bem densos e possuem bastante definição e fator encolhimento extremo.

4C – Possuem cachinhos minúsculos que não se formam sozinhos, ou seja, é necessária alguma texturização para formá-los. São naturalmente secos e podem encolher mais de 75% do seu tamanho real.

Como lavar e hidratar o cabelo cacheado?

Como dissemos, os cabelos cacheados têm uma tendência maior ao ressecamento, então não é bom lavá-los diariamente e nem com água muito quente. Intercale a higienização dos fios dia sim, para que a oleosidade natural tenha mais tempo para agir nas madeixas. Para te ajudar, preparamos um passo-a-passo:

1) Aplique o shampoo sem sal somente na raiz. Ele irá limpar suavemente e tratar os cabelos sem danificá-los. Massageie o couro cabeludo com os dedos, nunca com as unhas. Enxágue bem.

2) É hora da hidratação. Aplique a máscara concentrada do dia do seu cronograma capilar somente na extensão do cabelo, enluve os fios e deixe o produto agir por 5 minutos antes de enxaguar.

3) Aplique o condicionador no comprimento do cabelo e enluve-os. Ele é responsável por fechar as cutículas que o shampoo abriu na higienização para os nutrientes da máscara penetrarem, por isso deve ser o terceiro passo.

4) Retire o excesso de água com auxílio do papel toalha, que trará menos frizz e fios mais comportados.

5) Desembarace os fios com seu creme para pentear e um pente de dentes largos. É aconselhável que você deixe o seu cabelo secar naturalmente. Mas, se você decidir usar um difusor, não deixe de hidratar bem antes.

Mas e quando você quer um up no visual, mas não é o dia de lavar? Uma opção é utilizar um umidificador de cachos. Basta dar algumas borrifadas, cerca de 15 centímetros de distância dos fios, para que os cachos sejam reavivados pelo produtinho que ainda ajuda na definição dos cachos e no controle do frizz.

Quais os produtos indispensáveis para os cabelos cacheados?

Pelas necessidades específicas desse tipo de cabelo, não é qualquer máscara que trará benefícios para os cachos. Por isso, procure em sua composição, manteigas e óleos — como o de coco, abacate, macadâmia, oliva ou argan. Quando você encontrar o produto perfeito, realize a hidratação uma vez por semana ou a cada 15 dias.

No caso de um cronograma capilar, você deverá realizar a alternância dos produtos. Isso porque o excesso de nutrientes também não faz bem ao cabelo, deixando os fios pesados e sem brilho. Dessa maneira, capriche na hidratação, mas respeite a frequência adequada para seus cachos.

Depois desse artigo, você consegue identificar qual o seu tipo de cacho? Conte-nos aqui embaixo. Não esqueça de ler sobre o cronograma capilar para deixá-los ainda mais lindos e saudáveis.

4 thoughts to “Cabelos Cacheados: Dicas e Cuidados”

    1. Olá Mardelene! Passe em nossa loja, será um prazer atende-la e indicar os melhores produtos para cachos bonitos e saudáveis. 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *