mulher de cabelo ruivo longo

Cabelo ruivo está com tudo! Saiba como cuidar do seu

Ao decidir pelo cabelo ruivo, você deverá adotar alguns cuidados essenciais

Para nascer com o cabelo ruivo, é necessário carregar a mutação genética no cromossomo 16. Mas, o mercado felizmente nos proporcionou essa possibilidade com diversas colorações que vão desde o strawberry blonde até aquela cereja. Parece um sonho, não é? Mas está na hora de colocar os pés no chão.

Os pigmentos acobreados e avermelhados são os que mais sofrem com fatores externos, que danificam os cabelos e desbotam a cor. Por isso, você deve adotar alguns cuidados na aplicação da tinta e também com a manutenção.

Garanta a saúde dos seus fios

Como já dissemos, as pigmentações que você usará para deixar seu cabelo ruivo podem agredir os seus fios. Por isso, é importante que eles estejam fortes e saudáveis.

Busque fazer hidratações com uma frequência maior antes de tingir, use um protetor térmico antes de fazer escova ou chapinha e sempre finalize com algum produto à base de silicone. Além disso, corte as pontinhas para tirar o que estiver mais seco e melhorar o aspecto do cabelo.

Escolha o tom ideal para você

Muitas pessoas ficam com dúvidas sobre isso e pensam que certos tons ficam melhores de acordo com a cor de pele. Mas estamos aqui para dizer de uma vez por todas que o tom ideal é aquele que você se sente mais confortável.

Você encontrará nas lojas de cosméticos mais de cinquenta tons de ruivos dentro das marcas profissionais (como Yamá, Igora, Majirel) e das comerciais. Um detalhe é que, normalmente, as marcas profissionais não são acompanhadas pela água oxigenada, que é responsável pela abertura da escama dos fios.

Não lave todos os dias

Esse é um dos cuidados que valem também para os cabelos naturais. Lavando o cabelo todos os dias, você contribui para o ressecamento dos seus fios e faz com que a cor desbote mais rapidamente.

Hidrate semanalmente

Lembra da hidratação que falamos antes do tingimento? Pois é, ela continua forte depois que o cabelo ruivo já está na área. Caso não possa ou não queira ir a um salão toda semana, você pode usar ampolas de hidratação e máscaras hidratantes em casa.

Existem vários tipos de produtos com diversas funcionalidades e a forma mais fácil de achar o que causará melhores respostas do seu cabelo é testando, sempre intercalando um produto de hidratação e um de reconstrução para mantê-lo mais saudável por mais tempo.

Dê atenção aos produtos

Se antes do ruivo você não se atentava aos cuidados que os fios pedem, mude esse comportamento. Para manter a saúde e a beleza dessa nova cor, procure por produtos específicos para os tingidos e ruivos.

Eles têm os ativos necessários para intensificar a cor, selar os fios e aumentar o brilho do seu cabelo ruivo. Não esqueça, também, de usar também um produto com protetor térmico antes de expor o cabelo a altas temperaturas como de secadores e chapinhas.

Use um finalizador

Com um produto à base de silicone nos cabelos limpos, as cutículas dos fios abertas não ficarão abertas, além de melhorar bastante a hidratação do cabelo. Devemos usar esses finalizadores principalmente nas pontas do cabelo, parte que costuma estar seca com mais frequência e que demanda maior atenção.

Quando retocar a cor?

É normal que a cor desbote com o tempo e as lavagens, então você deve retocar o tonalizante ou a tintura num prazo de 20 a 45 dias, dependendo do tom natural do seu cabelo. O retoque pode ser só na raiz, emulsionando a tinta nas pontas, ou em todo o comprimento de forma mais uniforme.

Um produto que pode ajudar a manter a cor são as máscaras tonalizantes. Além de devolver a cor, elas evitam que os fios do comprimento tenham que sofrer uma nova oxidação com a tintura. Um exemplo muito conhecido é a Garota Veneno da Lola Cosmetics, que puxa para um tom mais alaranjado. Para aplica-la, siga os seguintes passos:

  • Lave os cabelos com shampoo hidratante.
  • Enxague e tire o excesso de água com o auxílio de uma toalha.
  • Coloque uma porção do produto em um recipiente e distribua com uso de pincel, uniformemente sobre os fios, da raiz ás pontas.
  • Deixe agir 5/15 min., emulsionando bem.
  • Enxágue.
  • Finalize como de costume.

Independente do tom desejado, todos os produtos para cada uma dessas etapas podem ser encontrados na Santana Cosméticos. Mas, antes de correr pra loja, nos conte: qual o seu tom de ruivo dos sonhos?

2 thoughts to “Cabelo ruivo está com tudo! Saiba como cuidar do seu”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *