Saúde das mãos

Como manter a saúde das mãos durante o inverno

Esses cuidados são necessários para que suas mãos permaneçam bonitas e saudáveis

Ao contrário de outras partes do corpo, elas não podem ser rejuvenescidas por meio de cirurgias plásticas. Então, o jeito é cuidar diariamente para que a saúde das mãos seja garantida. No inverno, pode haver um ressecamento muito maior, então você precisa tomar alguns cuidados para evitar isso. Quais são eles?

Esfoliação

Dê adeus a aquela pele morta através da esfoliação. Esse processo também é indicado por estimular a produção de colágeno e deixar a pele acetinada. O uso do esfoliante vai depender do poder de abrasão que possui. Ele deve ser utilizado uma vez por semana, e deve ter um poder abrasivo médio com partículas pequenas.

Hidratação

A hidratação tem o objetivo de amenizar o ressecamento e criar uma barreira protetora da pele. Os cremes hidratantes formam um filme delicado e perfumado em sua pele, mantendo-a hidratada.

Quando você for a uma loja de cosméticos, procure por cremes hidratantes que tenham em sua fórmula ativos como:

  • ureia;
  • ceramidas;
  • silicone;
  • vitamina E;
  • silício lipossolúvel;
  • dimeticona;
  • lactato de amônio;
  • alantoína;
  • e manteigas, como a de karitê e manga. 

Uma dica é aplica-los na hora de dormir e colocar luvas em seguida, pois elas ajudam os ativos a penetrarem na pele.

Para a higiene das mãos, não as lave excessivamente durante o dia e não utilize água muito quente para não retirar o manto hidrolipídico natural que protege nossa pele. Escolha sabonetes suaves, que não contenham antissépticos fortes ou irritantes e, de preferência, que contenham componentes hidratantes.

Por fim, evite o contato com produtos que possam aumentar o ressecamento, como sabões e detergentes. Uma boa alternativa é usar luvas protetoras para realizar atividades que incluam esses “vilões”.

Filtro solar

Sim, no inverno temos muitos dias nublados e frios. Mas, mesmo assim os raios UVA e UVB continuam lá e ameaçam a saúde das mãos. Os raios solares têm ação cumulativa e são os principais responsáveis pela flacidez e pelas manchas futuras.

Escolha um produto com FPS, e prefira uma formulação sequinha e à prova d’água, que não irá escorrer nem incomodar. Reaplique o protetor pelo menos duas vezes ao longo do dia e tente transformar esse processo em um hábito.

Creme para as Mãos

Nada de usar aquele hidratante corporal. A saúde das mãos pode por produtos mais específicos para apresentar um resultado melhor. Opte por cremes que contenham ativos rejuvenescedores, como DMAE e vitamina C, que são antioxidantes e fortalecem as fibras de colágeno na pele. 

Tratamentos

Se você pensa em investir da saúde das mãos por meio de tratamentos, saiba que o inverno é a época ideal para fazer um peeling médio, que promove a diminuição das manchas e renovação celular. 

Caso o ressecamento das mãos seja grave, os dermatologistas contam com o recurso de hidratação injetável, que são aplicações mensais de ácido hialurônico de baixo peso com o intuito de hidratar as camadas mais profundas da pele, devolvendo viço, maciez e jovialidade às mãos.

Agora que a saúde das mãos já não é mais um problema, que tal deixa-las mais bonitas e coloridas? Conheça as cores que combinam com os principais looks de inverno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *