hidratar meus cabelos

Por que devo hidratar meus cabelos?

Conheça melhor esse importante processo do cronograma capilar

Hidratar é uma ação para garantir a saúde dos seus fios. Ela tem a função de repor a água e os nutrientes essenciais que são perdidos todos os dias pelas madeixas. Assim, o seu cabelo fica mais maleável e flexível evitando a quebra capilar, além de proporcionar maciez, brilho, balanço, sedosidade e hidratação. Mas como realiza-la?

É hora de hidratar os seus fios?

Trabalharemos com os seus sentidos para respondermos essa pergunta. Mais especificamente, com a visão e o tato. Primeiro perceba o visual das suas madeixas, se elas estiverem ressecadas, opacas e porosas, esse é o seu primeiro sinal.

Depois, passe para o toque e deslize os dedos do comprimento às extremidades dos fios. Caso encontre nós e pontas duplas, não tenha dúvida: é hora de repor os nutrientes perdidos e a umidade da fibra capilar com essa primeira fase do cronograma capilar.

Qual o processo ideal para hidratar seu tipo de cabelo?

Para conseguir o efeito desejado, os produtos de hidratação devem ser adequados a textura e espessura de cada cabelo. Conheça as indicações:

  • Cabelos lisos e finos: só precisam de hidratações constantes quando estão muito danificados. Caso contrário, devem optar por tratamentos periódicos no salão, com produtos profissionais;
  • Cabelos finos e cacheados: costumam apresentar a raiz oleosa e pontas secas, por isso, precisam de máscaras adequadas à essa textura capilar. Aplique o produto entre o shampoo e o condicionador, usando o último para selar os nutrientes dentro da fibra capilar;
  • Cabelos médios: devem substituir o condicionador tradicional por máscaras hidratantes de ação profunda uma vez por semana, ou a cada 15 dias;
  • Cabelos grossos: precisam substituir o condicionador pela máscara de tratamento em todas as lavagens, preferindo os produtos que alinhem a fibra capilar e ajudem a manter a disciplina do cabelo.

Como saber se um produto é hidratante?

Agora que você já sabe como esse processa funciona, chegou a hora de ir a uma loja de cosméticos para comprar os produtos certos. Eles devem conter ativos hidratantes e umectantes, que ajudem a repor, reter e absorver a água. Mas como identificar essas informações? Siga esses quatro passos e você não errará:

Análise do rótulo

Aparentemente parece a coisa mais óbvia, não é? Mas deixa eu te contar: não é confiável. Alguns produtos têm no rótulo especificado hidratação, hidratante ou moisture, mas isso ainda não é o suficiente para ter certeza.

A composição

Aqui é onde você deve concentrar a maior parte da sua atenção. A presença de certos ativos hidratantes confirma o caráter hidratante do produto. Como existem centenas deles, conheça os principais e mais comuns: pantenol, extratos vegetais, glicerina, colágeno, lanolina, lecitina, aloe vera, vitaminas, sacarose, óleo de jojoba e óleo de rícino, dentre outros.

Assim como existem óleos de ação hidratante, algumas proteínas, embora possuam potencial reconstrutor, também possuem ação hidratante. Entre elas estão: colágeno, elastina, proteína de aveia, proteína de arroz, proteína da seda, proteína hidrolisada da soja e proteína hidrolisada do milho.

Quase toda máscara possui silicones. Eles são ativos utilizados para manter a água nos fios, ou seja, reter a hidratação, sendo, por isso, considerado um ativo hidratante.

A textura

As máscaras hidratantes não são oleosas, mas são, geralmente, viscosas, e isso acontece porque quase todas possuem glicerina ou silicones na composição.

Análise dos resultados

Observe como o seu cabelo reage aos produtos comprados, ok? Quando o cabelo ficar sedoso, mas pesado, a máscara é mais nutritiva do que hidratante, mas se ele ficar sedoso, mas leve e solto, é mais hidratante.

Agora que você conhece mais a hidratação, que tal ler mais sobre as outras ações em nossa matéria sobre o cronograma capilar?

One thought to “Por que devo hidratar meus cabelos?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *